Por Redação SM – 11/02/2015
Os super e hipermercados apresentaram crescimento de 1,3% em volume no ano passado, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada hoje (11/02) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em relação ao ano anterior, quando o índice foi de 1,9%, houve um ligeiro decréscimo. Segundo o IBGE, isso se deve à desaceleração da alta da massa salarial, cuja variação foi de 1,4% em 2014, contra 2,4% de 2013. Outro fator foi a inflação dos alimentos nos domicílios, que atingiu 7,1% pelo IPCA acumulado nos últimos 12 meses. No período, a taxa geral foi de 6,4%.
Já as vendas do comércio varejista como um todo tiveram alta de 2,2% em volume de vendas. O segmento com melhor desempenho foi de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com aumento de 9%.
Revista Supermercado Moderno online – SP