29/01/2015
Grande parte dos indicadores da economia brasileira para 2015 são pessimistas. Previsões de economistas e especialistas no mercado financeiro apontam que o país deverá passar por uma época de baixo crescimento, de alta inflação e da taxa de juros básica, a Selic, e ajustes fiscais. Esse cenário pode parecer extremamente negativo em um primeiro momento, mas será que estas previsões são motivos suficientes para impedir a realização do sonho de empreender?
Apesar da perspectiva desfavorável, o Brasil é o terceiro país com maior crescimento no setor de franquias e o maior da América Latina. Dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising – mostram um gradativo crescimento, comprovando que a atividade oferece ótimas oportunidades para quem quer deseja investir no próprio negócio, apostando neste modelo de negócio. Podemos citar como um fator relevante neste processo, a estabilidade econômica conquistada pelo Brasil nas duas últimas décadas, que consolidou uma política de preços mais estável e justa, além de novos padrões operacionais, mais modernos e com custos operacionais mais baixos.
No entanto, o medo associado ao início de um novo empreendimento é absolutamente compreensível, mas assumir riscos, independente da magnitude de cada um, é uma habilidade obrigatória no percurso entre a ideia e a materialização de qualquer desejo, seja ele pessoal ou profissional. O grande desafio do empreendedor é conhecer profundamente os entraves inerentes a cada modelo e procurar minimizá-los, com empenho, disciplina, comprometimento e, sobretudo, amor pelo que faz. Para isso, é necessário conhecer o nicho em que se deseja atuar e procurar, até mesmo em outros segmentos, cases que tenham características semelhantes ao seu para utilizar como inspiração e aprendizagem.
Enfim, a principal mensagem para quem deseja empreender é acreditar em si mesmo, no seu potencial, no seu projeto de vida e nas oportunidades disponíveis ao seu redor. No passado, dizia-se que o Brasil era o país do futuro, hoje eu posso afirmar com toda certeza, que o Brasil é o país do presente. Portanto, existe uma infinidade de possibilidades para aqueles que são visionários e almejam um futuro de sucesso e realizações.
Revista IstoÉ Dinheiro on-line – SP