SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

A internet das coisas muda os meios de pagamentos

Webmaster by Webmaster
26 de janeiro de 2015
in Notícias
A A

26/01/2015 CELSO SATO – Presidente da Accesstage Óculos com acesso à rede, relógio com monitoramento de batimentos cardíacos, geladeiras inteligentes, tênis com GPS. A internet das coisas deixou de ser um fenômeno para tornarse realidade e transformar nosso dia a dia. Não apenas o relacionamento interpessoal mudou; a maneira como as pessoas consomem também é outra. É comum, por exemplo, ver jovens usando apps comparadores de preços online dentro de uma loja física. Todas as empresas, agora, devem preparar-se para este novo cenário de consumo. De acordo com o Gartner, em 2015, o interesse por pagamentos móveis crescerá paralelamente ao aumento expressivo do comércio móvel, incentivado pelas e-wallets — ou carteiras eletrônicas. Tecnologias de gigantes, como Google e Apple, já são aceitas em outras partes do mundo, e essa revolução no Varejo não demora a chegar ao Brasil. Além do imenso leque de oportunidades geradas para toda a cadeia de meios de pagamento, esse movimento traz uma série de novas preocupações. Em uma ponta, o varejo precisa estar pronto para aceitar esses novos modos de pagamento. Dia após dia, novos aparelhos terão poder de compra e, se as lojas não estiverem bem adaptadas, oportunidades de venda poderão perder-se no caminho. Do outro lado, a segurança é um ponto fundamental. Segundo a IDC, até 2017, 90% das redes de TI terão uma falha por conta da internet das coisas. Isso reforça a importância de investimentos imediatos na proteção das transações e informações trafegadas. Não adianta se jogar de cabeça nessa novidade sem antes conhecer o mercado e preparar-se para o futuro. Ficar atento às movimentações mundiais e à realidade local do lojista pode ser uma boa dica para decidir quando é o momento ideal para aceitar o pagamento móvel. Em determinadas regiões do país, por exemplo, é mais comum o uso de dinheiro vivo em vez dos cartões — de débito e de crédito. Nesse caso, não há pressa. Já em locais que recebem turistas do mundo todo, a aceitação das e-wallets é uma necessidade iminente, mas que deve ser tratada com cautela. Análise e planejamento são essenciais para identificar se é a hora certa de aceitar carteiras eletrônicas. Com base nessas informações, será possível realizar mudanças estruturadas para a adoção dessa tecnologia. Além disso, os varejistas precisam trabalhar internamente para manter o controle financeiro sobre todos os meios de pagamento — seja físico, plástico ou móvel. A conciliação desses modelos é um desafio, afinal nenhum detalhe pode passar batido aos olhos dos executivos de finanças. Qualquer transação ou taxa indevida significa perda de dinheiro. Para que a equipe financeira não seja apenas operacional e tome uma posição mais estratégica, é interessante adotar softwares de conciliação de vendas. Essas ferramentas são capazes de automatizar processos e simplificar a rotina dos colaboradores. As carteiras eletrônicas são uma tendência e chegarão ao Brasil com força total nos próximos anos, uma vez que grandes empresas do setor têm investido fortemente nesse tipo de solução. Os mercados varejista e de meios de pagamento brasileiros agora têm a responsabilidade de torná-las realidade em nosso país de modo efetivo e sem problemas operacionais ou tecnológicos.

Brasil Econômico – SP

12
Previous Post

Ações do governo devem reforçar investimentos, diz Levy em Davos

Next Post

O varejo é digital e ponto

Conteúdos Relacionados

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
Notícias

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França

30 de novembro de 2023
Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
Notícias

Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias

30 de novembro de 2023
Assaí avança no e-commerce
Notícias

Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

30 de novembro de 2023
Next Post

O varejo é digital e ponto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.