14/01/2015 – 19:45
Por Thais Carrança
SÃO PAULO – A administradora de shopping centers Multiplan divulgou sua prévia operacional para o quarto trimestre de 2014. A companhia registrou crescimento de 11,3% nas vendas nominais no quarto trimestre, em relação a igual intervalo do ano anterior, para R$ 4,1 bilhões.
As vendas no trimestre contribuíram com 31,8% das vendas totais de 2014, segundo a Multiplan, refletindo o alto fluxo de vendas registrado no fim do ano. Em 2014 como um todo, as vendas nominais somaram R$ 12,8 bilhões, alta de 12,1% sobre 2013.
Na comparação nas mesmas bases, as vendas na mesma área aumentaram 8,8% no quarto trimestre. Em mesmas lojas, o avanço foi de 7,9% no período. No ano de 2014, o crescimento na mesma área foi de 9% e a alta em mesmas lojas, de 7,9%.
A Multiplan encerrou o ano de 2014 com uma taxa de ocupação de 99% em seus shopping centers, maior índice registrado em seu histórico de companhia aberta. A taxa média de ocupação foi de 99% no quarto trimestre e de 98,7% em 2014.
Lisa lembrou que as perspectivas para o crescimento e o cenário das contas públicas estão numa situação mais complicada do que quando houve o rebaixamento do rating brasileiro, indicando que o ponto de partida da economia piorou. Além disso, surgiu o escândalo da Petrobras na operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Em dezembro, a S&P rebaixou a nota de perfil de crédito individual da companhia de BBB- para BB, mas manteve o rating corporativo em BBB-, por causa da grande possibilidade de apoio do governo, em caso de problemas.
Valor Econômico on-line – SP