DA REDAÇÃO JAN 8, 2015
Para atrair mais clientes e vencer a concorrência uma das estratégias do comércio varejista é apostar na vitrine. Ela precisa passar a identidade da marca, além de despertar o desejo de compra dos produtos comercializados. Para chamar atenção do consumidor de maneira eficiente é necessário criatividade, planejamento e se adequar ao público da loja.
A apresentação da vitrine pode seguir algumas técnicas simples e que trazem bons resultados, destaca Lucas Izoton, presidente da marca de moda jovem Cobra D’agua, autor de livros sobre estratégias de negócio para varejistas.
Veja abaixo algumas dicas do empresário para tornar as vitrines mais atraentes:
Público-alvo:
A vitrine precisa ser montada de acordo com o tipo de consumidor que se deseja atrair. Analisar o público do comércio é importante para expor os produtos que interessam aos clientes. Se o segmento é de moda jovem, por exemplo, o ideal é usar aspectos que demonstrem dinamismo e ousadia afirma Lucas.
Preços:
A vitrine é a chance que um empreendedor tem de se diferenciar dos demais e atrair o cliente para dentro do seu ponto de venda. Para o público de classe C e D, o importante é destacar o preço do produto. Se o comércio for para público classe A, o preço tem função secundária, afirma Izoton.
Escolha dos Produtos:
Na hora de selecionar os produtos para expor na vitrine, escolha as peças que sejam atraentes e motivem as compras. Para acertar na escolha, observe os produtos que são mais vendidos e que indiquem o posicionamento da loja, explica.
Atualização dos Produtos:
Os consumidores estão sempre em busca de novidades. Se uma vitrine permanece a mesma durante muito tempo, a tendência é que os clientes se cansem dela. E quanto mais vezes você trocar os produtos expostos na vitrine, mais peças serão divulgadas. O ideal é que as peças sejam trocadas semanalmente, para não tornar a vitrine desinteressante.
Datas Comerciais:
Aproveite as principais datas do varejo como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal para criar decorações temáticas para a sua vitrine. Nessas datas, é importante expor as promoções e descontos, afirma Lucas.
Revista Distribuição – SP