08/01/2015 BATISTA GIGLIOTTI – Presidente da Fran Systems São inúmeras as vantagens de pertencer a uma rede do franchising. Negócio já formatado, testado e aprovado por outros empreendedores, marca reconhecida pelo consumidor e pronto para abrir as portas e dar lucro. As franquias, de fato, se despontam como uma atrativa opção para aqueles que desejam empreender principalmente para quem abre o primeiro negócio. Porém, com cenário econômico nacional incerto, já que muitos analistas preveem turbulências para o próximo ano, o que esperar do franchising em 2015? Para o próximo ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) prevê crescimento entre 5,5% e 7% no mercado de franquias. Já para o número de unidades, a perspectiva é de aumento de 7,5% a 8,5%. As facilidades de uma marca reconhecida no mercado fazem grande diferença na hora de realizar o sonho do próprio negócio. Hoje, o principal desafio para quem ingressa nesse segmento é a localização de um ponto comercial estratégico, que possa garantir à futura unidade certa visibilidade com seu público-alvo. O custo elevado dos imóveis, tanto em shopping centers quanto nos bairros de cidades de médio e grande portes, torna mais difícil o desafio de alcançar o sucesso. Depois, mas não menos importante, é o interesse e as informações que futuros franqueados possuem quando desejam entrar nesse segmento. Apesar de o conceito ter mudado muito nos últimos anos, alguns empresários ainda acreditam que pertencer a uma marca reconhecida seja o suficiente para o negócio prosperar. Quem acredita que arregaçar as mangas para a empresa crescer é apenas tarefa dos empregados se engana e pode estar fadado ao fracasso. As franquias de serviços despertam como uma tendência no atual cenário. Além de trazerem know-how ao empresário, não necessitam de ponto comercial em shopping centers ou ruas de grande circulação, fato que, naturalmente, encarece o negócio. O trabalho e o relacionamento que o franqueado deve ter nessa modalidade também revelarão muito o lugar que o mesmo deseja chegar, já que, diferente de franquias varejistas, o empreendedor não terá um espaço físico com produtos tangíveis para serem expostos aos consumidores. Para as franquias varejistas, há uma boa perspectiva: nas principais capitais brasileiras estão surgindo diversas opções para quem deseja ingressar no empreendedorismo. Centros de compras mixed-use, que começam a virar tendência, além de bairros tidos apenas como residenciais e regiões periféricas, que há pouco tempo não tinham muitas franquias, presenciaram a proliferação de diversas marcas de alimentação, consumo, higiene e serviços nos últimos anos. A aquisição de franquias em operação também se mostra uma alternativa cada vez mais utilizada no mercado. Além de vantagens como a transferência de conhecimento, ganhos de escala, ainda pode-se considerar: carteira de clientes consolidada e empresa reconhecida na região específica. Crises econômicas sempre existirão. A diferença entre o sucesso e o fracasso das empresas, franquias ou não, é como o empreendedor age durante esses cenários. Enxergar oportunidades, negócios e soluções em tempos que todos estão acreditando que tudo possa piorar é um diferencial. Se os empreendedores pensarem (e agirem) dessa forma, 2015, com certeza, será um ano muito promissor.
Brasil Econômico – SP