23/12/2014
AFFONSO RITTER
aritter20@gmail.com
Muita chuva, poucas vendas
As vendas deste fim de semana ficaram 5% menores do que em igual período de 2013, conforme levantamento da CDL Porto Alegre. O motivo foram as chuvas torrenciais, que atrapalharam o comércio de rua e ocasionaram a falta de luz em alguns shoppings. Outro fator a ser considerado é o calendário. O fim de semana antes do Natal deste ano caiu nos dias 20 e 21 e, em 2013, entre 21 e 22 de dezembro. Mas, a entidade estima que parte ou até a totalidade da perda seja recuperada nos próximos dois dias. Ainda assim, o indicativo é de um Natal sem crescimento em relação a 2013, o mesmo que projetado para o acumulado do ano, adiantou o presidente Gustavo Schifino.
Lados opostos
A pesquisa sobre intenção de compras para o Natal, encomendada pelo Mercado Livre junto a 3 mil consumidores de todo País, colocou em lados opostos quem dá e quem recebe o presente. Quem dá prefere roupas (66%). Já quem recebe prefere smartphones (16,4%). Para estes, roupas ficam em segundo lugar (15,2%).
Lance de mestre
Prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn, deu um lance de mestre ao se empenhar em atrair para a cidade um empreendimento do tipo time share, de R$ 60 milhões, que ficará à esquerda da rodovia para quem vai a Gramado, logo após a Escola Piá. Ele terá 280 apartamentos dos quais 240 de dois quartos e poderá atrair a vinda de mais de 12 mil pessoas ao ano e permanência de uma semana.
O táxi dividido
O aplicativo Easy Taxi e a TAM irão dividir a partir de agora a corrida de táxi no dia da viagem. Basta chamar pelo aplicativo, selecionar o método de pagamento Cartão de Crédito no APP e inserir o código promocional ao final da corrida: TAM + localizador de reserva (exemplo TAMECJ67C). A passagem deve ser comprada através do site da TAM.
Cursos de saúde
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre já formou 870 profissionais da saúde no sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), desde seu ingresso, em 2009. O UNA-SUS é uma rede de universidades que realiza cursos com enfoque prático para resolução de problemas presentes no dia a dia.
Shopping Total qualifica lojistas
O Shopping Total se preocupa também com o desempenho dos lojistas nele lotados e repetiu, este ano, o projeto Varejo em Ação, em parceria com o Sebrae, Fecomércio, Sindilojas e Senac. E com sucesso. Tanto que não só dobrou o número de lojistas em relação ao ano passado, mas os 35 participantes já vêm renovando a inscrição e trazendo novos para 2015. O Varejo em Ação é uma iniciativa inédita no Estado e seu objetivo é auxiliar os lojistas a melhorar sua gestão e fomentar a capacitação de seus funcionários através de programas individuais ou em grupo, e com isso aumentar a rentabilidade. O começo de tudo é um diagnóstico das lojas.
Jornal do Comércio on-line – RS