SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Mais capitalizado, Carrefour acirra disputa com GPA

Webmaster by Webmaster
18 de dezembro de 2014
in Notícias
A A

18/12/2014 às 05h00

Por Adriana Mattos | De São Paulo

A entrada de um sócio investidor do peso de Abilio Diniz no Carrefour deve acirrar as condições da disputa no varejo, especialmente do Carrefour com o Grupo Pão de Açúcar, do Casino, comandado por Jean-Charles Naouri, ex-sócio de Abilio.

A operação do Carrefour surgirá mais capitalizada (caso parte dos recursos da venda de 10% das ações da rede fiquem mesmo na filial, como se cogita) e com Abilio na linha de frente das decisões estratégicas. O brasileiro deve ter cadeira no conselho de administração do Carrefour Brasil, a ser criado no próximo ano, segundo fonte. Tudo isso num cenário em que o Carrefour Brasil já está melhor estruturado do que no passado. A varejista desenvolveu novos modelos de operação e voltou a abrir maior volume de lojas neste ano.

O Carrefour é hoje a maior rede de varejo alimentar do país, à frente do GPA Alimentar, em termos de receita bruta, e além da chegada de Abilio, a rede se prepara para uma oferta pública inicial de ações (IPO) em 2015.

A sociedade com o Carrefour inaugura uma nova fase no varejo para Abilio, que por dois anos, entre 2011 e 2013, esteve em uma série de embates com Naouri. Os ataques públicos começaram após vir à tona o projeto de fusão de GPA e Carrefour Brasil, desenhado em 2010 por Abilio e proposto em 2011. Na época, após o vazamento do plano, o Casino alegava que Abilio havia planejado algo sem seu conhecimento, enquanto Abilio se defendia das acusações e falava num projeto de criação de algo maior no varejo local.

Abilio transferiu o controle do GPA em 2012, como definido em contrato, e deixou o conselho de administração em 2013. Desde então, ficou livre para voltar ao varejo a qualquer momento. Neste ano, vendeu o restante de suas ações, e da família Diniz, no GPA. Com a venda dos papéis em bolsa, apenas ele embolsou mais de R$ 5 bilhões.

Ao pagar pouco mais de € 500 milhões por 10% pelo Carrefour Brasil, calcula-se um valor de mercado para a operação brasileira da varejista de cerca de € 5 bilhões (R$ 16,7 bilhões). Análise de bancos estrangeiros obtidas pelo Valor consideram valor de mercado da subsidiária entre € 3,5 bilhões e € 4,2 bilhões.

Valor Econômico – SP

19
Previous Post

Rede Graal reorganiza operação e prevê chegar a 60 postos em 2016

Next Post

Ações do Carrefour sobem 2,28% em Paris após venda de fatia no Brasil

Conteúdos Relacionados

Vendas no Dia das Mães sobem 6% em 2021
Notícias

Gigantes da moda reduzem dívida e setor começa a se reestruturar

3 de dezembro de 2023
Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A
Notícias

Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A

3 de dezembro de 2023
Mercado Livre avança sobre venda própria
Notícias

Mercado Livre avança sobre venda própria

3 de dezembro de 2023
Next Post

Ações do Carrefour sobem 2,28% em Paris após venda de fatia no Brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Gigantes da moda reduzem dívida e setor começa a se reestruturar
  • Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A
  • Mercado Livre avança sobre venda própria

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Gigantes da moda reduzem dívida e setor começa a se reestruturar
  • Gamificação aumenta frequência de compras e gasto médio de clientes na C&A
  • Mercado Livre avança sobre venda própria

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.