SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

A loja física está morrendo?

Webmaster by Webmaster
11 de dezembro de 2014
in Notícias
A A

10/12/2014
Pesquisa da GfK mostra que cresce número de consumidores que efetivam compra na loja física
Os consumidores pesquisam na internet e compram na loja física. A informação não é nova. A questão é que se notava que esse comportamento faria parte do passado em pouco tempo – ou seja, o consumidor pesquisaria pela internet ou mesmo nas lojas físicas e fecharia a compra pela internet, o famoso showrooming.
No entanto, pesquisa divulgada pela GfK mostra que vem crescendo o número de consumidores que pesquisam no online (webrooming) e compram na loja física.
A pesquisa FutureBuy, realizada online com mil usuários da internet, com idade acima de 18 anos e que fizeram compras entre março e agosto deste ano, analisou o hábito de consumidores de 17 países do mundo, com dados sobre a América Latina e Brasil.
Na América Latina, houve uma retração de 19 pontos percentuais no showrooming neste ano frente a 2013: 30% dos entrevistados pesquisam na loja para depois comprar pelo seu celular.
Já o webrooming, o número daqueles que pesquisam o produto pelo smartphone para finalizar a compra no ambiente físico, é maior, de 33%.
Segundo a GfK o cenário significa que as lojas estão revertendo a tendência dos consumidores, mostrando que a compra off-line pode ser atraente.
No Brasil, a situação é ainda mais favorável para os lojistas do que no ano passado: 49% dos entrevistados praticavam showrooming e apenas 22% webrooming. É, a loja física ainda tem fôlego.
De acordo com os entrevistados no Brasil, entre as vantagens das compras on-line em relação à física, estão economia, 61% x 44%, e melhores condições de pagamento, 45% x 27%, e a compra é mais rápida, 42% versus 23%.
Omnicanal
O estudo analisou o comportamento dos consumidores frente a 15 categorias de produtos e serviços: beleza, cuidado pessoal, comidas e bebidas, limpeza, medicamentos OTC (que não necessitam prescrição médica), eletrônicos, celulares, eletrodomésticos, serviços financeiros, de saúde e de restaurantes, além de automóveis, brinquedos, artigos do lar, construção e casa e jardim.
E em relação aos consumidores que buscam informações e compram tanto pelos canais on-line como pelos off-line, o crescimento tem sido lento contínuo. Na América Latina, 26% dos consumidores fazem isso, ao passao que no Brasil o percentual é de 24%.
As três categorias mais adquiridas pelos brasileiros são as de brinquedos (42%), moda e vestimenta (39%), serviços financeiros (37%), eletrônicos (36%) e eletrodomésticos (34%).
Na América Latina as categorias mais fortes no Omnicanal são de eletrônicos (44%), serviços financeiros (40%), eletrodomésticos (37%) e moda e vestimenta (37%).
A pesquisa também verificou os motivos pelos quais o pagamento mobile ainda não pegou no Brasil. E a insegurança de dados foi o item mencionado por 61% dos consumidores. O fato de ser mais uma forma de pagamento mas não um fator decisivo é fator para 55% e tecnologia inadequada e lenta é motivo para 45%.

Revista No Varejo on-line – SP

19
Previous Post

Clientes voltam às lojas, mas sobra cautela

Next Post

Lideradas por Luiza Trajano, empresárias jantam com Dilma

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Lideradas por Luiza Trajano, empresárias jantam com Dilma

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.