02/12/2014
Estudo encontra diferentes perfis de comportamento dos consumidores americanos na temporada
O estudo Holiday Shopping Styles Report, feito pela empresa de Business Intelligence SAS com 2.007 pessoas nos Estados Unidos, encontrou sete estilos de compras predominantes nesta temporada de Natal. São eles:
– Guerreiros da Black Friday: grupo que corresponde a 21% dos consumidores, com gasto médio de US$ 1.422, e é simbolizado pelas pessoas que passaram horas nas filas esperando a abertura das lojas para aproveitar os descontos.
– Estouradores de Orçamento: correspondem a 11% dos consumidores e gastarão, em média, US$ 1.132. Realizarão suas compras ao longo das próximas semanas e comprarão grande variedade de produtos. Pagam por conveniência, gastam mais que o planejado e consideram gift cards muito impessoais.
– Compradores Práticos: são 21% do público, com gasto médio esperado de US$ 1.108. Farão todas as compras de Natal de uma só vez, usando uma lista e controlando o orçamento. Comprarão principalmente itens de vestuário.
– Presenteadores Perfeitos: são 19% dos clientes e gastarão US$ 1.056. Adoram comprar e se inspiram em muitos lugares. Para eles, dar presentes exclusivos é importante e eles tendem a mimar as pessoas. Normalmente, finalizam suas compras antes mesmo do feriado de Ação de Graças.
– Cyber Shoppers: são 19%, gastarão US$ 955 e consideram as compras de Natal um estorvo. Evitam as multidões nas lojas, preferindo comprar de casa, online. Normalmente não sabem o que comprar e só decidem enquanto pesquisam nos sites.
– Esperançosos de Última Hora: são os 5% de clientes (gasto médio de US$ 955) que correm para o shopping na véspera do Natal. Acreditam que esperar até o fim é uma forma de economizar dinheiro, e normalmente fazem todas as compras de uma vez só. São os que mais compram gift cards, pela praticidade.
– Rabugentos: os 5% que são diametralmente opostos aos Guerreiros da Black Friday. Acham que a decoração de Natal sempre é colocada cedo demais, detestam as multidões de consumidores, não mimam seus familiares e não pagam por conveniência. Deixam para comprar na última hora e, se puderem, evitam totalmente as compras de Natal.
Revista No Varejo on-line – SP