Por Redação SM – 01/12/2014
Em sua quarta edição no Brasil, a Black Friday já representa a data mais importante em vendas para as lojas físicas do Extra, superando inclusive o Natal. “Na Black Friday, os eletroeletrônicos representam 50% das vendas totais do Extra. Em outros dias, esse percentual é de 15%. Além disso, o volume vendido na data é três vezes maior do que em um sábado”, disse Jorge Faiçal, diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar.
A previsão é que as vendas da Black Friday sejam 15% superiores às de 2013. Esse aumento é atribuído a vários fatores, como o aumento da credibilidade do público em relação à promoção e maior divulgação. Além disso, neste ano a data coincidiu com o dia do pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Nas lojas do Extra, os itens mais procurados foram smartphones, seguido pelos televisores. A varejista também registrou forte procura pelas fritadeiras sem óleo e máquinas de café com cápsula.
No Pão de Açucar, os itens mais vendidos na sexta-feira foram bacalhau e whisky. Também houve forte demanda por cervejas importadas, vinhos, filé mignon e queijos nobres.
Diante da representatividade que a Black Friday ganhou, a varejista montou um esquema especial com a indústria. “Compramos artigos têxteis importados da Ásia no ano passado. Os eletrodomésticos produzidos no país foram encomendados há seis meses e as nossas lojas receberam os produtos há um mês”, explicou Faiçal.
As empresas de logística também reforçaram sua estrutura. A Total Express estima entregar cerca de 140 mil encomendas por dia, um crescimento de 40%. “Em dezembro, nossa estimativa é entregar 2,4 milhões de encomendas da Black Friday e do Natal.
Esse volume é praticamente o dobro do registrado no mesmo mês de 2013”, disse Douglas Duran, presidente da DGB, holding que inclui a Total Express. A empresa de logística, que faz entregas de mercadorias de até 45 quilos, investiu R$ 4 milhões para reforçar o sistema operacional e atender a Black Friday.
Fonte: Valor Econômico
Revista Supermercado Moderno online – SP