SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Por que o app Starbucks faz sucesso nos EUA?

Webmaster by Webmaster
7 de novembro de 2014
in Notícias
A A

06 de Novembro de 2014

Por Marcelo Castelo, sócio da F.biz, para o ProXXIma

Moro nos Estados Unidos há quase dois anos e, como um bom “norte-americano”, rapidamente a Starbucks passou a fazer parte da minha rotina. E assim como os mochas, cafés, etc., o uso do app mobile da marca está inserido em 100% das minhas compras atualmente. Tudo começou quando, recém-chegado em solo americano, fui a uma das lojas da rede e, esperando a minha vez na fila, vi as pessoas à minha frente pagarem suas respectivas contas “mirando” o celular para o scanner que lê o código de barras. Aquilo, obviamente, me chamou a atenção, não só pelo fato de eu trabalhar com mobile há dez anos, mas também por estar sempre procurando formas de facilitar a vida.

Chegou a minha vez. Antes de pedir o café, pergunto: “Como faço para pagar pelo celular?”. A resposta veio curta e grossa: “Baixa o app no seu aparelho! Ah, e pega este folder aqui que ele explica o que você tem que fazer”. Não me lembro exatamente o que estava escrito no folder, mas um ponto me chamou a atenção: recompensa pela fidelidade. Se vou toda semana à Starbucks e faço compras lá, como um cliente fiel e rotineiro, mereço ter algum benefício. Entretanto, até então, todas as minhas compras tinham sido anônimas, ou seja, eles não tinham a menor ideia de quem eu era, o que comprava e qual loja frequentava.

Baixei o aplicativo e me inscrevi no programa, após preencher informações simples no cadastro. E aí, apareceu a primeira pegadinha: o cartão fidelidade funciona como um pré-pago, ou seja, o dinheiro sai do meu cartão de crédito e carrega a carteira virtual. Ruim para o consumidor e ótimo para a Starbucks. Fico imaginando a quantidade de dinheiro que eles têm em caixa neste momento, sem qualquer custo. Ainda assim, deixar a quantia de US$ 10 parada ali não parecia um grande problema.

Na semana seguinte, estava eu lá novamente, ansioso para comprar por meio do meu celular. Chegou a minha vez, fiz o pedido e, até pegar o celular do bolso, colocar a senha e achar o aplicativo da marca entre os diversos já instalados foram alguns eternos segundos antes de concluir o pagamento. A experiência tinha sido ruim, mas o benefício ainda era bom. Eu poderia virar logo um usuário com cinco estrelas e ganhar refis de bebidas grátis. Parecia uma bela vantagem.

Na próxima vez, fui mais esperto. Ao fazer o pedido, já cheguei com o celular aberto. Compra paga, estrela ganha. O problema é que por diversas vezes acabei pagando a conta diretamente com o cartão de crédito. Só quando já estava tomando o café, lembrava: “Putz! Esqueci de pagar usando o celular!”. É o mesmo que deixar de entregar o cartão de milhagem ao fazer o check-in na companhia aérea. Fica aquela sensação péssima, de perder algo a que você tinha direito.

Porém, o que me conquistou de vez, foi quando estava passando perto da loja que frequento e, do nada, o celular recebe a notificação: “Starbucks X perto de você”. E o melhor de tudo é que esse aviso já vinha com o código de barras para fazer o pagamento e ficava na home do celular enquanto eu estava perto da loja. A partir daí, o pagamento ficou mais fácil e as compras ainda mais frequentes, pois, mesmo quando não estou com vontade de ir até lá, a sede e a fome resolvem aparecer assim que recebo a mensagem.

A moral da história é que, com esse novo sistema, a Starbucks está aumentando a fidelização e a frequência dos clientes nas suas lojas, gerando mais receita para a companhia. Hoje, o app mobile responde por mais de seis milhões de pagamentos por semana nos Estados Unidos e representa 15% do faturamento da rede, sem levar em conta o dinheiro que está “parado” na carteira virtual da empresa. Um número realmente impressionante.

Do ponto de vista do consumidor, os benefícios também são evidentes. Você deixa de ser um anônimo na frente do caixa e passa a receber refil ilimitado de algumas bebidas e descontos em produtos, entre outras vantagens. E, como em qualquer outro programa de fidelidade, se você tem direito a ele sem nenhum custo adicional, porque não usufruir disso? Vale destacar que outras grandes redes, como Burger King, McDonald’s e Seven Eleven, estão desenvolvendo programas semelhantes. Imagino que, em breve, não vamos mais querer fazer compras nas nossas lojas preferidas sem ganhar algum mimo em troca.

Meio e Mensagem on-line – SP

21
Previous Post

Dilma só anunciará ministro da Fazenda na 2ª quinzena do mê

Next Post

Versace na passarela verde-amarela

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Versace na passarela verde-amarela

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas
  • Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas
  • Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.