Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » 2021 será um ano desafiador para o varejo

2021 será um ano desafiador para o varejo

Nova edição do SNAPSHOT SBVC mostra dependência da população do auxílio governamental e incertezas mundiais na saída da pandemia

A crise trazida pela pandemia deixou clara a importância da renda na cadeia de consumo brasileira e mostrou a relevância de programas governamentais de suporte de subsistência às famílias. Segundo a mais recente edição do SNAPSHOT SBVC, desenvolvido pela Lytics para a SBVC, 23% da renda média familiar per capita no Brasil vem de provisões do governo, índice que é muito mais elevado na população mais pobre.

“A perspectiva de piora nos níveis de emprego e renda nos primeiros meses de 2021 coloca mais pressão sobre a questão da complementação de renda e de suporte à sobrevivência, o que tem um forte impacto sobre os negócios, especialmente quando o tema é o consumo massificado”, afirma Luiz Goes, sócio da Lytics.

Outro destaque da nova edição do SNAPSHOT SBVC são as expectativas para 2021. Com base no relatório The World Ahead, da revista The Economist, que elenca 10 grandes tendências para o próximo ano, para vencer em 2021 será preciso ser resiliente, planejar bem e usar intensivamente os dados. “Nos próximos anos, dificuldades continuarão sendo corriqueiras, com uma recuperação econômica confusa, remendos na ordem mundial e o pós-aceleração digital trazendo novas questões para pessoas, empresas e governos”, avalia Goes.

A edição de novembro do SNAPSHOT SBVC está disponível para download no site da SBVC.

Fonte: Redação SBVC