Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Inaugurado o primeiro shopping do mundo só para produtos reciclados

Inaugurado o primeiro shopping do mundo só para produtos reciclados

A Suécia acaba de inaugurar o primeiro shopping center dedicado apenas a produtos reciclados e em segunda mão. O ReTuna Återbruksgalleria, ou ReTuna Recycling Galleria, situa-se na cidade de Eskilstuna, na Suécia. Tem actualmente 14 lojas e um restaurante orgânico. Os produtos vendidos vão desde roupa e bicicletas até móveis e materiais de construção – tudo doado pelo público que frequenta o espaço.

As pessoas que querem doar um produto precisam apenas de o levar até um depósito no interior do próprio shopping, onde uma organização de acção social separa os materiais que precisam de ser reparados ou reciclados dos que podem ir directamente para as lojas.

No local, há um centro educacional, uma sala de conferências, uma sala de reuniões, três pequenas lojas pop-up e uma loja onde os consumidores podem ver os produtos que se encontram à venda, antes de os encomendar na loja online.

O principal objectivo deste novo modelo de shopping center é apresentar uma nova forma de fazer compras, e mostrar que é possível ser sustentável até nessas alturas.

Outro facto curioso é que o empreendimento não pertence a nenhuma empresa, mas a uma equipa de activistas ambientais da comunidade, que lutam por um mundo com menos resíduos.

Ficamos à espera então que o conceito chegue a Portugal – até porque não seria a primeira loja sueca a ter sucesso no nosso país.

Fonte: Zap.pt

Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook