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Pandemia é oportunidade para melhorar experiência omnichannel

OFórum E-Commerce Brasil 2020 trouxe grandes nomes do varejo online em um evento único e global. Nesta quarta-feira (29), no segundo dia do evento, participaram do painel E-Commerce na Quarentena o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, e o General Manager Latam da GFK, Felipe Mendes. através de dados da GFK, os especialistas mostraram como a pandemia gerada pela Covid-19 gerou um boom no comércio eletrônico mundial e o mesmo aconteceu no Brasil.

Alberto Serrentino iniciou o painel lembrando que nenhuma crise é homogênea e a gerada pelo novo coronavírus não foi diferente. “Como é um tipo de crise sem precedentes, o exemplo que temos são países que estão em situações avançadas de combate à pandemia. Temos que olhar o que acontece fora do Brasil para termos uma noção do que pode acontecer no Brasil, mas não tomar isso como exemplo absoluto”.

No início de sua palestra, Felipe Mendes apontou os quatro principais pontos que os varejistas precisam estar atentos sobre os movimentos durante o período de quarentena: a pandemia exacerbou a vantagem logística do e-commerce; o varejo físico reagiu rapidamente ao desafio logístico; o consumidor transferiu expectativa entre canais; e temos oportunidades para melhorar a experiência figital.

“2/3 de cada produto vendido em março na América Latina foi no online. O Brasil chegou a ter pico de 150% no online e teve uma ligeira queda nas últimas semanas, com as lojas físicas começando a abrir. Porém, no ponto de vista do e-commerce, a gente vê que o número do online não cai. Ele se mantém em 47%. As pessoas aderiram ao online e mostram ter gostado”, explicou Mendes.

A hora do figital

Felipe Mendes trouxe dados precisos de como a mistura das lojas físicas com as online foi importante para os consumidores brasileiros. Segundo dados da GFK, o crescimento das lojas online que possuem lojas físicas é três vezes maior no Brasil.

“O brasileiro ainda tem muito receio com relação a entregas e problemas de pós-compra. Ao saber que ele terá a possibilidade de ir em uma loja física retirar ou reclamar de um produto, mesmo que seja só depois da pandemia, ele se sente mais seguro. É a hora do figital”.

Mendes lembrou ainda que a forma humanizada, típica dos vendedores brasileiros, também auxiliem no figital. “A pessoa vai na loja física e continua a compra via whatsApp. Cria uma forma humanizada e que rende valores para todo mundo”, explicou.

Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition revolucionou a maneira de se fazer um evento online. Com todos os keynotes speakers, recebeu mais de 20 mil inscrições. Participe do evento nas redes sociais com usando a hashtag #forum2020.

Fonte: E-Commerce Brasil