Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Mais de 10% das maiores varejistas vendem móveis e eletrodomésticos

Mais de 10% das maiores varejistas vendem móveis e eletrodomésticos

A Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) publicou um ranking com as 300 maiores empresas do varejo de 2018. Mais de 10% de todas as companhias que figuram na lista – especificamente 32 – atuam no comércio varejista de móveis e eletrodomésticos, também conhecido como setor de eletromóveis. Juntas elas somam um faturamento bruto de R$ 80,6 bilhões, o equivalente a 13,38% das vendas totais de todos os empreendimentos ranqueados.

No ranking despontam grandes redes como a Via Varejo, Magazine Luiza, Máquina de Vendas, Lojas Cem e Móveis Gazin, as cinco primeiras posicionadas entre as maiores empresas do varejo de móveis e eletro. Segundo a sondagem, 12 das 32 companhias do segmento já contam com Conselho de Administração (sinal de uma estrutura mais madura no que se refere à governança corporativa). Contudo, o faturamento bruto é o principal critério de hierarquização do ranking.

De acordo com a pesquisa, o setor de eletromóveis foi o nicho em que mais se destacou a transformação digital: saíram na frente as empresas que desenvolveram formatos de loja menores, com mais recursos tecnológicos, além de integrarem acertadamente estabelecimentos físicos e e-commerce. Outro ponto importante é a utilização de espaços da loja para retirada de produtos encomendados pela internet.

Clique aqui para fazer o download em PDF do ranking da SBVC

“Um mergulho nos números deste ranking mostra que a transformação digital de muitos varejistas já está apresentando resultados sólidos. O aumento das vendas das líderes do setor de eletromóveis e o crescimento do e-commerce (especialmente no setor supermercadista) mostram que, mesmo diante do comprometimento com a excelência operacional, é possível ‘pensar fora da caixa’, buscando novas soluções para novas questões trazidas pelo mercado e pelos consumidores”, apontou o presidente do SBVC, Eduardo Terra.

Confira as maiores empresas do varejo de eletromóveis

Outros destaques do setor de eletromóveis

O quadro das dez maiores empresas do varejo é formado por duas redes de eletromóveis (Via Varejo e Magazine Luiza). As demais são três supermercadistas/atacadistas, três redes de drogarias/perfumarias e duas redes de lojas de departamentos. Entre as companhias que vendem móveis e eletro, apenas uma (Ortobom) possui mais de mil unidades espalhadas pelo país.

Das 117 empresas cujo faturamento supera R$ 1 bilhão, 16 atuam no setor de eletromóveis. Em outros segmentos: 46 são do setor supermercadista, seguido por moda, calçados e artigos esportivos, com 19 empresas. Quanto à presença no e-commerce, o comércio de móveis e eletro ocupa a segunda posição (20 empresas no ranking), superada apenas pelo setor de moda, calçados e artigos esportivos (com 35).

Fonte: E-Mobile