Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Farmácias São João faz primeira entrega de medicamentos por drone no País

Farmácias São João faz primeira entrega de medicamentos por drone no País

As Farmácias São João realizaram em outubro a primeira tele-entrega de medicamento no Brasil com uma aeronave não tripulada, em caráter experimental. O feito ocorreu na loja-modelo na cidade de Passo Fundo (RS), em parceria com a empresa FlyTech Delivery e o Grupo Maioria, distribuidora de medicamentos.

A compra foi realizada pelo aposentado Nadir Bortolini, de 71 anos, que solicitou um antigripal. O percurso do drone até a casa do cliente e o retorno à base durou em torno de três minutos. “Estamos atentos a todas as oportunidades e inovações que promovam agilidade e conveniência para nosso cliente”, ressalta Pedro Brair, presidente das Farmácias São João, que conta com mais de 700 lojas na Região Sul do país. A rede estuda implementar a operação em larga escala em até dois anos, mas esbarra na falta de regulamentação sobre o serviço.

A entrega pôde ser acompanhada em tempo real por meio de um aplicativo. “O equipamento já vem embarcado com GPS, sensores que impedem colisões e, em breve, terá baterias de hidrogênio que possibilitam que o aparelho tenha uma autonomia de voo de três horas”, explica Fernando Lusa, fundador da FlyTech Delivery.

Segundo o executivo, a rapidez da entrega, o baixo custo do transporte e a dispensa de mão de obra torna essa operação bastante atraente para as farmácias. A empresa já está em contato com os órgãos de regulamentação.

Em maio deste ano, a Drogaria Venancio fez a primeira entrega comercial do Brasil com um drone totalmente autônomo. A experiência aconteceu em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, e o produto envolvido na ação foi o Leite de Rosas.
Fonte: Panorama Farmacêutico