Após anos amargos de retração do consumo, o varejo começa a dar novas respiradas. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as vendas como um todo do setor cresceram 8% e o número de lojas também aumentou, registrando alta de 3%.
“O varejo brasileiro continua com fortes características regionais. Percebemos que 133 empresas trabalham só em um estado, por exemplo, esta é uma característica muito forte do Brasil”, disse Alberto Serrentino, vice-presidente e conselheiro deliberativo da SBVC.
A transformação digital também tem sido um desafio para as empresas. Segundo levantamento da SBVC, apenas 119 companhias possuem a opção de vendas online.
Empresas destaques
Mas é a expansão de lojas físicas que mais chamam a atenção. Segundo o ranking de 2017 das 300 maiores empresas do Varejo Brasileiro, feito pela instituição, no ano passado foi registrado uma abertura líquida de 1.549 pontos de vendas, um avanço de 3,66% na base total de lojas.
Destacam-se as companhias que atingiram mais de mil lojas espalhadas pelo País. Neste ranking, lidera o Grupo Boticário com mais de 4 mil lojas impulsionado pela aberturas de novos estabelecimentos pertencentes ao grupo: O Boticário, Eudora, Quem disse Berenice? The Beauty Box.
Na segunda posição está a Subway, do segmento de Foodservice, com 2.243 lojas. E na terceira posição está a rede AM/PM Mini Market, do segmento Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência, com 2,1 mil lojas.
Outras posições
A Cacau Show aparece na quarta posição do ranking, com as marcas Cacau Show e Brigaderia. Juntas, as duas bandeiras atingiram um pouco mais de 2 mil lojas. Número de lojas parecido tem a Ortobom, que fechou 2016 com 2.011 estabelecimentos pelo Brasil.
Na sexta posição está a Raia Drogasil, com as marcas Droga Raia, Drogasil, Farmasil, 4bio e Univers. O grupo fechou o ano passado com um total de 1.416 lojas.
As 1.255 lojas de conveniência colocaram a BR Mania na sétima posição do ranking das empresas com mais de mil lojas no Brasil. Em seguida está a BFFC, dona das bandeiras Bob’s, Yoggi, Doggis, Pizza Hut e KFC que possui hoje 1.236 estabelecimentos.
A nona posição do ranking é ocupado pelo GPA Alimentação, proprietária das marcas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra, Extra Mini Mercado, Compre Bem e Assaí. Juntas, as bandeiras totalizaram 1.135 lojas em 2016.
As Lojas Americanas detentora também da bandeira Americanas Express fechou o último ano com 1.127 lojas. Completa o ranking o supermercado Dia%, das marcas Dia Maxi, Dia% e Dia Market, com 1.050 lojas.
Fonte: Novarejo