Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Consumo das famílias brasileiras sobe 0,8% no 3º trimestre

Consumo das famílias brasileiras sobe 0,8% no 3º trimestre

Principal componente da demanda da economia, o consumo das famílias avançou 0,8% de julho a setembro deste ano, em relação ao trimestre imediatamente anterior, com ajustes sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou acima das previsões coletadas pelo Valor Data, que, pela mediana de 12 projeções, apontavam avanço 0,6% para o consumo das famílias.

De acordo com analistas, a atividade econômica vive uma retomada, mas ainda modesta, e desigual entre os setores. O consumo das famílias é beneficiado porque contou com a redução dos juros, o impulso do crédito e o efeito inicial dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, esse componente do PIB subiu 1,9%. No segundo trimestre ante o primeiro trimestre, o consumo das famílias cresceu 0,3%.

Os gastos do governo, por sua vez, recuaram 0,4% no período entre julho e setembro, em relação aos três meses imediatamente anteriores, desempenho melhor do que o previsto na mediana das projeções do Valor Data, que indicava alta de 0,5%.

Em relação igual período do ano passado, a administração pública consumiu 1,4% a menos. No segundo trimestre ante o primeiro trimestre, o consumo do governo diminuiu 1%, feito o ajuste sazonal.

Fonte: Valor Invest