Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Cencosud usa tecnologia para reduzir problemas com escalas de trabalho

Cencosud usa tecnologia para reduzir problemas com escalas de trabalho

Os gerentes de loja do Cencosud na Colômbia gastavam 36 horas por semana com atividades relacionadas à escala de trabalho dos operadores de checkout – desde a definição, passando por conferência até a validação.

O processo era praticamente manual e bastante complexo, pois se trata de uma das equipes de loja mais numerosas e de maior peso na folha de pagamento. Para ampliar a produtividade, a empresa automatizou a tarefa, adotando uma solução voltada à otimização da força de trabalho.

A partir da plataforma, chamada Reflexis, foi possível agilizar o processo, que, agora, consome apenas 2 horas semanais dos gerentes. “Hoje, eles precisam apenas revisar os cronogramas. Quando é necessária alguma alteração de funcionários, algo comum no varejo, a própria solução, por meio de algoritmos, sugere as pessoas que estão disponíveis para substituições, respeitando as leis trabalhistas e os indicadores da empresa, além das preferências do colaborador”, explica Fabiola D’Andrea, diretora de tecnologia e novos negócios da Seal Sistemas , responsável pelo Reflexis no Brasil.

Esses dados também são combinados com a demanda de cada loja, para saber exatamente quantos e quais operadores de caixa devem estar trabalhando e em qual dia e horário. Com isso, foi possível reduzir as reclamações do cliente com espera na fila.  Segundo Fabiola, a solução possui outras funcionalidades (maior agilidade na comunicação em loja, visibilidade de operações em tempo real e monitoramento da reação do consumidor, etc.) e pode ser adotada por varejos de todos os portes.

Fonte: S.A. Varejo