05/03/2015 Estudo aponta ainda que 16% dos clientes usaram o plástico para saques, e 7% para pagar contas Um levantamento realizado pela Super, empresa de meios de pagamentos que opera a Conta Super, com cerca de 210 mil clientes de sua base de dados, apontou que as compras representaram mais da metade (54%) das operações financeiras com cartão pré-pago em 2014. O estudo também mostra que 19% das operações foram compras no exterior. O estudo da Super aponta ainda que 16% dos clientes usaram o serviço em 2014 para realizar saques, enquanto outros 7% usaram para pagar contas. Luiz Almeida, diretor de marketing da Super, acredita que as pessoas descobriram que usar o pré-pago é uma alternativa muito eficiente e cômoda para o dia a dia. Primeiro, porque consegue travar o valor da moeda internacional na hora da compra, ou seja, no carregamento, o que elimina surpresas neste momento de grande variação cambial que o Brasil vive; segundo, porque a comodidade e a segurança são muito maiores do que ficar andando com dinheiro, afirma ele. Para o executivo, o pré-pago é uma opção segura e cômoda não só para quem vai viajar, mas também para compras pela internet em sites de fora do Brasil. A Conta Super já ultrapassou a marca de 210 mil clientes e cerca de 300 mil cartões emitidos. De acordo com o executivo, o bom resultado mostra que a conta tem sido uma ótima ferramenta de administração financeira nas classes A e B; seja para compras seguras na internet, pagamentos de mesadas, enviar dinheiro para o filhos que estudam no exterior ou até para pagamento de salário de colaboradores, afirma. Também estamos conseguindo atingir bem a classe D, principalmente os que não possuem conta em banco. Nunca pensamos que teríamos um produto tão democrático e que se tornasse uma das melhores alternativas de fluxo financeiro entre classes sociais, entre quem paga e quem deseja receber valores, acredita. Outro fator que explica a boa aceitação dos pré-pagos é o crescente aumento da penetração da internet no Brasil, diz Almeida. Hoje temos cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil com acesso à internet, e consequentemente, às compras online, diz. O Banco Santander Brasil fechou em janeiro acordo para compra de 50% da Super.
Brasil Econômico – SP