Por Redação SM – 18/02/2015
Para recuperar receita, o GPA está reestruturando a sua rede de hipermercados e supermercados Extra, e, em relação aos supermercados Pão de Açúcar, também ocorrerá mudanças. Em ambas as marcas, houve queda no ritmo de expansão em parte do ano passado. Os hipermercados tiveram perda de 0,8% nas vendas e os supermercados Extra cresceram 1,5% em 2014 ano em que o varejo alimentar se expandiu 8,7% (vendas brutas nominais). A rede Pão de Açúcar, que até setembro crescia pouco mais de 9%, perdeu fôlego e terminou o ano com alta de 7,3%.
Para analistas, apesar de iniciativas recentes focadas na competitividade dos preços, o grupo estaria sentindo os efeitos do acirramento da concorrência, assim como da piora do cenário econômico, que afetou o consumo no varejo.
A expectativa é que ainda neste ano, segundo o comando do grupo, os resultados mostrem uma reversão na queda do volume de clientes no Extra. As mudanças na rede passam por ajustes em aspectos como maior exposição de campanhas na mídia (de duas a três vezes por semana para ações diárias desde o fim do ano passado) e aumento no volume de itens na oferta “compre mais, pague menos”. Também foram definidos preços mais agressivos para mercadorias de compra por impulso.
Em relação especificamente aos hipermercados, segmento em que as vendas brutas caem há dois trimestres consecutivos, houve uma simplificação da disposição de itens pela loja, evitando que o cliente tenha que caminhar muito pelos corredores no momento da compra. Também foram criadas, em agosto de 2014, diretorias gerais para supervisionar, separadamente, as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e as lojas de proximidade, e tentar ver, no detalhe, ações para impulsionar resultados.
A companhia diz que existirão mudanças mais profundas, envolvendo o que chamam de “plano de ação comercial”, com revisão dos sortimentos à venda em todos os formatos de lojas do grupo, por exemplo. Na tentativa de reação num mercado em que o “atacarejo” tem atraído tráfego dos hipermercados, o Extra já estaria trabalhando com alguns preços no patamar de itens vendidos no “atacarejo”, diz um consultor da rede.
O conjunto de ajustes mais profundos, que a empresa chama de “renovação das lojas”, envolve quatro hipermercados em projetos piloto, sendo dois no Rio e dois em São Paulo. Os resultados devem pautar a extensão para outras regiões. “Se forem comprovados os resultados com os projetos piloto, vamos fazer o lançamento [desse plano] durante 2015 e numa velocidade tal para que a gente ainda tenha o resultado disso ao longo do ano”, disse a jornalistas, na sexta-feira, Ronaldo Iabrudi, presidente do GPA.
Com a piora no ambiente de consumo, análises indicam fuga de consumidores de classe média dos hipermercados para o “atacarejo”, como Atacadão e Assaí, com preços 10% a 15% menores, em média. As dúvidas centrais hoje, na visão de especialistas, está em definir quem tem sido mais afetado. O Extra perderia vendas para rivais, como o Atacadão, do Carrefour, ou para a rede de “atacarejo” do próprio grupo, o Assaí? E o Carrefour estaria perdendo vendas em hipermercados no mesmo ritmo do GPA? O Carrefour não divulga dados por formato de loja.
Em relação aos supermercados Pão de Açúcar que foi perdendo velocidade de crescimento em 2014 , a companhia informou que os “primeiros trimestres foram mais fortes e no último trimestre, [a rede] teve mais dificuldades”, disse Elisio de Melo, diretor executivo da rede Pão de Açúcar. “Novas lojas e conversões de pontos canibalizaram a venda em São Paulo. Então, lançamos três ou quatro iniciativas de ajuste que vão nos ajudar, e que já contribuiram para uma melhora nas vendas […]”. Em 2013, a rede cresceu 10,7% e em 2014, 7,3%.
Fonte: Valor Econômico
Revista Supermercado Moderno online – SP